Morro de São Paulo
Morro de São Paulo é uma vila localizada no município de Cairu e é um dos destinos mais conhecidos internacionalmente da região que será mostrada neste roteiro.
Se você estiver sem carro, a opção mais rápida que pesquisei foi o catamarã, direto de Salvador. É só rezar para o mar estar calmo e não sacudir muito durante a viagem. Se vocè optou pelo aluguel do carro, o destino é Valença e depois o barco para Morro.
É uma vila com bastante oferta de restaurantes e hotéis e dizem que é bem badalada no verão mas como fui em novembro não posso confirmar.
Posso dizer que não encontrei nenhum tumulto. Havia uma quantidade pequena de turistas, muito estrangeiros, e não havia nem filas nem restaurantes cheios. A melhor época de se ir, portanto, deve ser decidida conforme o seu perfil de viajante.
Na foto abaixo, tirada a partir da segunda praia, vê-se o morro com o farol e é de onde se desce pela tirolesa para a primeira praia, situada logo após as pedras que aparecem na beira do mar.
Atrás das casas existe uma rua que vai para o centro do vilarejo, que se estende até o cais, do outro lado do morro, foto a seguir, por onde todos os barcos chegam.
A segunda praia termina nesta ponta, onde é um excelente local para fotos, inclusive do nascer do sol.
É a mais frequentada e ocupada, com muitos restaurantes, bares e hotéis. Para quem não quer isolamento, é a melhor opção para se hospedar, perto das praias, da vila e uma das opções noturnas.
Em continuação temos as terceira, quarta e quinta praias (nesta não fui). Vão ficando mais desertas a medida que aumenta a numeração. Não pesquisei o motivo das praias não terem nome, mas sem dúvida é bem estranho.
Bem, o nome realmente não importa, o que vale é olhas para fotos e ver se agradam
Terceira praia, as duas seguintes:
Quarta praia, as duas seguintes: